Últimas Notícias »

Votar

Governo de Criciúma anuncia medidas de prevenção contra coronavírus

Governo de Criciúma anuncia medidas de prevenção contra coronavírusClique para Ampliar
 Por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Governo de Criciúma anunciou na manhã desta segunda-feira (16) medidas preventivas para combater a transmissão do vírus no município. Depois de reuniões no Paço Municipal Marcos Rovaris e em concordância com profissionais da área da saúde e com a equipe administrativa da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), o prefeito Clésio Salvaro suspendeu por tempo indeterminado as atividades realizadas em Clubes de Mães, Grupos de Idosos, Afasc Ritmo e Saúde, grupos de ginástica, oficinas de mosaico e pintura da Afasc e as ações desenvolvidas no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no bairro Mina Brasil.
 
Eventos públicos da Prefeitura de Criciúma, como o Café Concerto 2020, organizado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), além de solenidades de inaugurações de obras, também foram cancelados. As aulas na rede municipal de ensino de Criciúma estão mantidas. “Passamos por um momento que exige a atenção do poder público e da comunidade em geral. Nós cancelamos uma série de eventos e sugerimos que as pessoas evitem transitar por locais de grandes aglomerações. Não temos, ainda, nenhum caso confirmado em Criciúma, mas precisamos ficar atentos para evitar a transmissão do vírus”, relata o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. Para atender eventuais casos relacionados ao Covid-19, a Administração Municipal disponibilizará um Centro de Triagem na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, localizada nas proximidades do Hospital São José (HSJ). Os serviços da unidade foram transferidos para a nova UBS Centro Dr. Antônio Pazini, situada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa.
 
Em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, monitora sete casos suspeitos de coronavírus. “Precisamos reforçar as ações preventivas contra a doença. Nós, além de já tomar algumas medidas, vamos conversar com os representantes das empresas que administram o sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma. Também desejamos viabilizar reuniões com os proprietários de casas de eventos, instituições de ensino, padres e pastores”, destaca Salvaro. “Teremos reuniões diárias com os profissionais envolvidos para monitorar a situação em Criciúma e estabelecer novas medidas para conter a transmissão da doença. Estamos atentos”, complementa.
 
Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde:
 
- Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não há casos confirmados até o momento em Criciúma. Todavia, é tempo de intensificar as medidas de prevenção e controle para combater a transmissão do vírus.
 
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
 
- Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro ou o antebraço).
 
- Desconsidere informações divulgadas por fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
- Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas.
 
- Evite beijos, abraços e apertos de mão.
 
- Mantenha os ambientes arejados.
 
- Evite visitar idosos. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação.
 
- Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência é fundamental para impedir risco maior.

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone



Enquete

O que você achou do Portal Criciúma


Olá já curtiu?